Objetos que contam nossa história

"Nesta página registramos memórias, objetos cheios de histórias que nos remetem a um passado que tanto respeitamos e nos orgulhamos" 

Mesa e cadeira doados pelo primeiro chefe do Departamento

Doadas em 1953 pelo primeiro chefe do Departamento de Cirurgia Prof. Dr. Alípio Correa Netto, essa mesa e cadeira em madeira maciça (rica pelos detalhes no acabamento) estão na sala da chefia do Departamento de Cirugia, por elas passaram todos os chefes do Departamento de Cirurgia da nossa Escola.

Livro do ano de 1930

"Manual de Propedêutica do Abdomêm" é um livro escrito por dois fundadores da Escola Paulista de Medicina Jairo Ramos e Alípio Correa Neto no ano de 1930,

Além de um dos fundadores da Escola Paulista de Medicina, Alípio Corrêa Netto foi também um dos fundadores do Departamento de Cirurgia.

Esta obra foi doada pelo Chefe do Departamento de Cirurgia, Prof. Dr. Jose Carlos Costa Baptista da Silva, esta a disposição da comunidade UNIFESP na Biblioteca do Departamento e também foi totalmente digitalizada para facilitar o acesso a todos.

Clique aqui para visualizar esta obra completa digitalizada.

Juramento de Hipócrates versão original

Juramento de Hipócrates (versão original - grego antigo) em placa de bronze, doado pelo Prof. Dr. Jose Carlos Costa Baptista (Chefe do Departamento de Cirurgia) esta na sala da chefia do departamento. 

TUMI

Talhado em madeira, originário do Peru, este obejto foi doado pelo Prof. Dr. Jose Carlos Costa Baptista da Silva (chefe do Departamento de Cirurgia).

Sua origem data da época do império Inca (constituído pelos Quéchuas, Aimarás e outros).
Nesse período, era comum em certas regiões do Peru cirurgias cerebrais com necessidade de perfurações. Para esse fim, utilizavam instrumentos de bronze e obsidiana, juntamente com anestésicos extraídos de plantas indígenas e um dos principais instrumentos cirúrgicos foi justamente o “tumi”, bisturi feito de uma liga de cobre chamada champi.
Imagem é considerada hoje o símbolo da medicina peruana.