Programa de Residência Médica - Cirurgia Geral
PRM. Cirurgia Geral - (cód. 317) - Acesso Direto - aprovado em 21/01/2016.
O programa de Residência Médica em Cirurgia Geral constitui modalidade de ensino de pós-graduação e é caracterizado por treinamento em serviço, em Cirurgia Geral, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, como consta na Lei nº 6.932, de 07 de julho de 1981, e no Regimento Interno da Comissão de Residência Médica (COREME) da Escola Paulista de Medicina (EPM) – UNIFESP.
Supervisão: Prof. Dr. Leonardo de Mello Dell Grande
Preceptor-Didático: Dr. Diego Adão Fanti da Silva
Duração: 3 anos
Carga Horária Total: 8640h
Vagas (2022): 18
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
Programa de Residência Médica Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular (área de atuação) - (cód. 1633) - Aprovado em 21/01/2016.
Supervisão: Prof. Dr. Ronald Luiz Flumignan
Preceptor Administrativo: Prof. Dr. Henrique Jorge Guedes Neto
Preceptor Didático: Prof. Dr. Luis Carlos Uta Nakano
Duração: 1 ano
Carga Horária Total: 288 h/ano
Vagas: 2
E-mail: secretariavascular@unifesp.br
Contato: 3385 4343 Voip 1804
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Atendimento ao Queimado
PRM. Atendimento ao Queimado - (cód. 1632) - Área de atuação - aprovado em 20/07/2017.
O Programa de Residência Médica no Atendimento ao Paciente Queimado tem o objetivo de formar cirurgião plástico especializado na área de atuação, incluindo o atendimento inicial, tratamento cirúrgico da fase aguda, assistência intensiva ao grande queimado, acompanhamento ambulatorial dos pacientes e tratamento das sequelas das queimaduras. O residente terá atividades práticas e teóricas. A Unidade de Tratamento de Queimaduras (UQT) possui leitos de UTI e centro cirúrgico próprio e está ligada diretamente a Disciplina de Cirurgia Plástica e ao Programa de Pós Graduação em Cirurgia Translacional - UNIFESP (nota CAPES 6) e ao Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão aplicadas a Regeneração Tecidual, permitindo o desenvolvimento de pesquisa na unidade.
Para ingressar no programa é necessário ser cirurgião plástico, formado em serviço MEC (2 anos de cirurgia geral, 3 anos de cirurgia plástica).
Supervisão: Prof. Dr. Alfredo Gragnani Filho
Preceptoria: Dra. Liliane Jamil
Duração: 1 ano
Carga Horária: 60h (semanais)
Vagas: 02
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Cirurgia Cardiovascular
PRM. Cirurgia Cardiovascular - (código 416) - Acesso Direto - aprovado em 18/07/2018.
Supervisão: Prof. Dr. Walter Jose Gomes
Preceptor: Prof. Dr. Guilherme Flora Vargas
Duração: 5 anos
Carga Horária Total: 11.520
Vagas: 2
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Cirurgia do Aparelho Digestivo
PRM. Cirurgia do Aparelho Digestivo - (cód. 542) - Especialidade - Aprovado em 21/01/2016.
Supervisão: Prof. Dr. Carlos Haruo Arasaki
Preceptor Administrativo: Prof. Dr. Diego Adão Fanti Silva
Duração: 2 anos
Carga Horária Total:
Vagas: 4 vagas
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Cirurgia do Aparelho Digestivo (Ano Opcional)
PRM. Cirurgia do Aparelho Digestivo - Ano Opcional - (cód. 1645) - Aprovado em 21/01/2016.
Supervisão: Prof. Dr. Marcelo Moura Linhares
Preceptor Didático: Dr. Daniel Kitayama Shirawia
Duração: 1 ano
Carga Horária Total:
Vagas (2022): 2
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Cirurgia Pediátrica
PRM. Cirurgia Pediátrica - (cód. 318) - Especialidade - Aprovado em 20/03/2014.
A Residência Médica em Cirurgia Pediátrica visa a formação do médico ao exercício profissional na área por meio de treinamento em serviço (teórico, prático e estágios) sob constante supervisão de preceptores. Oferecendo aprendizado que estimule o desenvolvimento do raciocínio crítico, a capacidade de tomar atitudes e habilidades inerentes à especialidade dentro dos princípios éticos, humanitários e de equipe.A Residência Médica em Cirurgia Pediátrica visa a formação do médico ao exercício profissional na área por meio de treinamento em serviço (teórico, prático e estágios) sob constante supervisão de preceptores. Oferecendo aprendizado que estimule o desenvolvimento do raciocínio crítico, a capacidade de tomar atitudes e habilidades inerentes à especialidade dentro dos princípios éticos, humanitários e de equipe.O conteúdo programático teórico/prático do PRM em Cirurgia Pediátrica engloba: cirurgia pediátrica geral; cirurgia pediátrica neonatal; cirurgia pediátrica urológica; cirurgia pediátrica coloproctológica; cirurgia pediátrica oncológica; cirurgia pediátrica de trauma e cirurgia pediátrica vídeo assistida.
Supervisão: Prof. Profa. Dra. Mila Torii Corrêa Leite
Preceptora-Administrativa: Prof. Dr. João Seda Neto
Duração: 3 anos
Carga Horária Total: 8.640h.
Vagas (2022): 2
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Cirurgia Plástica
PRM. Cirurgia Plástica - (319) - Especialidade - Aprovado em 22/01/2015.
A Cirurgia Plástica é a especialidade da Medicina que objetiva a correção anatômica e funcional de partes do organismo que possuem alterações por deformidades congênitas ou adquiridas, atuando também nas alterações estéticas.
O Programa é dividido em 3 anos, com atividades teóricas e práticas em nível ambulatorial, enfermaria e centro cirúrgico, específicas para cada ano. As atividades teóricas envolvem um curso anual com aulas semanais ministradas pelos alunos de residência-especialização, discussão de casos clínicos, cursos, reuniões mensais de discussão de artigos de revistas, aulas semanais com professores convidados e aulas semanais com alunos da pós-graduação senso estrito.
Os alunos realizam estágios em setores de Queimaduras, Cirurgia de Mão, Cirurgia Ambulatorial na Casa da Plástica, Cirurgias Estéticas e Reconstrutivas Mamária e Órbito Palpebrais, Cosmiatria, Deformidades Congênitas da Face, Cirurgias Estéticas da Face e Orelhas, Trauma Craniomaxilofacial, Rinologia, Reconstrução Urogenital, Cirurgias Estéticas e Reconstrutivas do Abdome, Microcirurgia, Reconstrução de Membros Inferiores, Feridas, Tumores, Cicatrizes Patológicas, Microcirurgia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia de Transgêneros, Cirurgia Estética e Reconstrução de Cabeça e Pescoço, nos Hospitais São Paulo, Diadema, Pirajussara, AME Maria Zélia, Hospital Vila Maria, Hospital Jabaquara, Hospital Pedreira, Hospital GRAAC e Hospital Universitário II.
Objetivos do Programa
O curso de Residência Médica da Disciplina de Cirurgia Plástica faz parte do curso de pós-graduação Senso Lato da EPM-UNIFESP.
O curso tem duração de três anos, sendo desenvolvidas atividades voltadas a área da especialidade sob supervisão dos professores da Disciplina de Cirurgia Plástica. Estas atividades envolvem todas as áreas que compõe a Cirurgia Plástica, com a participação dos residentes em todos os setores da Disciplina, de modo a cumprir a carga horária e curricular exigidas pelo MEC.
O curso é reconhecido pelo MEC, sendo que a aquisição do Título de Especialista em Cirurgia Plástica está vinculada às normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Os objetivos do curso são:
▪ Formar médicos, cirurgiões plásticos competentes profissionalmente e que sejam difusores do conhecimento científico de sua área.
▪ Formar cirurgiões plásticos portadores de atitudes que lhes permitam valorizar o significado dos fatores somáticos, psicológicos, sociais que interferem em uma determinada enfermidade focada no paciente.
▪ Formar cirurgiões plásticos com as bases médicas necessárias para satisfazer atividades assistenciais médicas, assim como formação psicológica, humanística e ética na atenção das enfermidades dos pacientes que fazem parte da cirurgia plástica.
▪ Adquirir raciocínio clínico, habilidades técnicas e capacidade de autoformação para continuar o processo de aprendizagem de uma forma constante, em benefício do paciente.
▪ Formar profissionais em Cirurgia Plástica que desenvolvam estratégias complementares de trabalho em nível assistencial, docente e investigativo, de forma ética e humanística, de maneira que enriqueçam a bibliografia médica com publicações nacionais e internacionais, em prol do paciente.
Ao final do curso, espera-se que o aluno tenha adquirido conhecimentos e experiência suficientes para:
▪ Atuar educada e eticamente e de forma responsável e comprometida junto aos pacientes, colegas e funcionários.
▪ Diagnosticar e tratar a maioria das entidades patológicas dentro da Cirurgia Plástica.
▪ Adquirir noções em cirurgia plástica que possibilitem ao médico residente avaliar qual procedimento deve ser indicado.
▪ Realizar tratamentos apropriados com os princípios terapêuticos do ponto de vista médico cirúrgico-reparador e estético.
▪ Adquirir habilidade cirúrgica nas diversas e modernas técnicas em cirurgia plástica
▪ Resolver as intercorrências em cirurgia plástica
▪ Desenvolver projetos de investigação e publicações de competitividade internacional, utilizando metodologia científica rigorosa.
▪ Apresentar trabalhos científicos em Congressos nacionais e internacionais.
▪ Manejar equipamentos fotográficos e audiovisuais.
▪ Executar levantamentos bibliográficos na Internet em fontes ricas e confiáveis.
▪ Adquirir habilidades didáticas para ministrar aulas.
▪ Adquirir habilidades de discussão de temáticas da área.
▪ Adquirir habilidades profissionais, humanísticas e acadêmicas.
▪ Adquirir habilidades de liderança.
Supervisão: Prof. Dr. Miguel Sabino Neto
Preceptor Administrativo: Prof. Dr. José da Conceição Jr
Preceptores Didáticos: Prof. Dr. Alfredo Gragnani Filho
Prof. Dr. Fabio Xerfan Nahas
Prof. Dr. Felipe Contoli Isoldi
Profa. Dra.Mayara Mytzi de Aquino Silva
Prof. Dr. Paulo Rogerio Quieregatto do Espirito Santo
TAES:
Dr Heitor Francisco de Carvalho Gomes
Dr. Juan Carlos Montano Pedroso
Dra. Regina Hayami Okamoto
Duração: 3 anos
Carga Horária Total: 2880
Vagas: 8
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Cirurgia Torácica
PRM. Cirurgia Torácica - (cód. 320) - Especialidade - aprovado em 20/07/2017.
Supervisão: Prof. Dr. Luiz Eduardo Villaça Leão
Preceptor-Chefe: Prof. Dr. Ernesto Evangelista Neto
Duração: 2 anos
Carga Horária Total:
Vagas (2022): 2
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Cirurgia Vascular
Programa de Residência Médica de Cirurgia Vascular - (cód.321) - Especialidade - Aprovado em 21/01/2016.
A Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular, com o objetivo de cumprir a missão de formação de recursos humanos na área da Angiologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Endovascular, mantém o Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular desde 1970. O Programa consta de estágios em sistema de rodízio para Residentes de Cirurgia Geral do primeiro e segundo anos e estágios (também em sistema de rodízio nas diferentes áreas e setores da Disciplina) para os Residentes de Cirurgia Vascular de primeiro e segundo anos. Estes Programas, que têm sido recredenciados pela COREME desde seu início, têm formado excelentes especialistas. O excelente índice de aprovação de nossos egressos em Concursos para Título de Especialistas da SBACV, em Concursos Públicos para provisão de especialistas e o excelente desempenho em centros nacionais e internacionais de profissionais aqui formados, credenciam a Disciplina de Cirurgia Vascular como um dos principais centros formadores de
recursos humanos do país.
Supervisão: Prof. Dr. Ronald Luiz Flumignan
Preceptor-Administrativo: Prof. Dr. Jorge Eduardo de Amorim
Duração: 2 anos
Carga Horária Total: 518 hrs.
Vagas: 3 vagas
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência Médica - Ecografia Vascular com Doppler
Programa de Residência Médica Ecografia Vascular com Doppler (área de atuação) - (cód. 2220) - Aprovado em 24/10/2018.
Supervisor: Prof. Dr. Ronald Luiz Gomes Flumignan
Preceptor (a) Administrativo(a): Prof. Dr. Henrique Jorge Guedes Neto
Programa de Residência Médica - Transplante de Fígado e Pâncreas
PRM. Transplante de Fígado e Pâncreas - (cód. 1235) - Ano Adicional - Aprovado em 10/03/2010.
Supervisão: Prof. Dr. Adriano Miziara Gonzalez
Duração: 1 ano
Carga Horária Total:
Vagas (2022): 3
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência - Transplante de Rim - Cirurgia Vascular
Programa de Residência - Transplante de Rim - Cirurgia Vascular (área de atuação) - (cód. 1230) - Aprovado em 21/09/2017.
Supervisão: Prof. Dr. Jose Carlos Costa Baptista Silva
Preceptor Administrativo: Prof. Dr. Jorge Eduardo de Amorim
Preceptor Administrativo: Prof. Dr. Ronald Luiz Flumignan
Preceptor Didático: Prof. Dr. Luis Carlos Uta Nakano
Duração: 1 ano
Carga Horária Total: 288 hrs. ano
Vagas:
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Programa de Residência - Transplante de Rim - Urologia
Programa de Residência - Transplante de Rim - Urologia - (cód. 1231) - Aprovado em 07/03/2013.
Supervisão: Prof. Dr. Wilson Ferreira Aguiar
Duração: 1 ano
Carga Horária Total:
Vagas: 2 (Pré-requisitos: Residência médica em Urologia)
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Telefone de contato e e-mail para esclarecimento de dúvidas: (11) 5576-4848, VOIP: 2110, E-mail: secretariauroepm@unifesp.br
Programa de Residência - Urologia
PRM. Urologia - (cód. 345) - Especialidade - Aprovado em 21/09/2017.
A Disciplina de Urologia atua, de forma coadjuvante com as demais Disciplinas Cirúrgicas, na formação de residentes de Cirurgia Geral (R1 e R2), em sistema de rodízio mensal e, de forma principal, na formação de futuros urologistas com os residentes de cirurgia geral que optaram pela especialidade urológica (R3, R4 e R5).
Total de vagas oferecidas pelo Programa de Residência Médica em Urologia: 03 (três) vagas
Supervisão: Prof. Dr. Fernando Gonçalves de Almeida
Preceptor-Chefe: Dr. Samuel Saiovici
Preceptor-Dia: Dr. Tiago Aparecido Silva
Duração: 3 anos
Carga Horária Total: 8640h
Vagas: 3
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
Telefone de contato e e-mail para esclarecimento de dúvidas:
(11) 3385 4343 VOIP: 3305
E-mail: secretariauroepm@unifesp.br